top of page

NOSSAS HISTÓRIA DO PARÁ

Anpuh Livro 1.png
Anpuh Livro 3.png
Anpuh Livro 2.png

“NOSSA HISTÓRIA DO PARÁ”


     As universidades, institutos e faculdades são os lugares, por excelência, da construção do conhecimento sistemático e científico, sendo que a pesquisa, no ensino de graduação, tem cumprido um papel fundamental de consolidação deste conhecimento, sem perder a dimensão de momento inicial de formação como professor e pesquisador. Nesse aspecto, nem o conhecimento é acabado, nem tão pouco a formação se completa, pois novos ciclos de pesquisa e aperfeiçoamento se formam.
     A ANPUH-Pará tem a compreensão de que fazer pesquisa na graduação é, também, preparar os discentes para enfrentar a sua vida profissional, formular questões, pensar em um método para tentar responder às questões, ou, aprofundá-las e tirar conclusões. No campo da história é o primeiro exercício de maior contato com as fontes, com a elaboração de questionamento da história e da historiografia, de ver a escola e ensino como ambiente e condições de aprendizagem, mas também de investigação.
     O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC serve como locus do aprendizado de fazer pesquisa e como aplicação do conteúdo aprendido no curso. Além disso, é a possibilidade de buscar novos conhecimentos, ultrapassando os conteúdos aprendidos em sala de aula. Neste aspecto, o “Nossa História do Pará”, iniciativa da ANPUH-Pará, tem com o objetivo de valorizar a pesquisa na graduação e divulgar, no meio acadêmico e social, o que de melhor se produz de conhecimento histórico nas instituições de ensino do Estado.
     O Processo de Seleção de TCCs em que participaram os egressos de Graduação em História, com os trabalhos produzidos nos anos de 2020 e 2021, foi conduzido por uma comissão acadêmica, formada por professores do Pará, que selecionou os três melhores trabalhos nas linhas temáticas de “O ensino de história em espaços não formais”, “Ensino de história: perspectivas sobre fontes históricas e diversidades” e “Política, sociedade e ambiente”. Como resultado, apresentamos a publicação em formato de e-book destes TCCs, onde os leitores encontrarão estudos vinculados às perspectivas historiográficas associadas às temáticas propostas para premiação.
      Assim, oferecemos um material bibliográfico que promove encontros entre jovens pesquisadores como forma de estímulo ao trabalho acadêmico e como espaço de diálogo em torno de pesquisas que colaborem com uma “nova história do Pará”.

 

Francivaldo Alves Nunes (UFPA)
Presidente da ANPUH-Pará

 

Carlo Guimarães Monti (UNIFESSPA)
Vice-Presidente da ANPUH-Pará

bottom of page