top of page
Independencia_Logo reuim 2.png

HISTÓRICO DAS EDIÇÕES ANTERIORES

        A seção regional da Associação Nacional de História (ANPUH) em sua localização no Estado do Pará está em sua décima segunda edição no ano de 2020. No ano de 2010 teve como tema Saberes, práticas e pluralidade na Amazônia: o ensino e a pesquisa em História’, evento que ocorreu entre os dias 13 a 17 de dezembro daquele ano, na cidade de Belém. Na oportunidade foram incorporados os eventos: III Simpósio Internacional da Anpuh-Pará, o VII Encontro Regional de História e o III Encontro Paraense de Estudantes de História. No ano de 2012 teve a edição do VIII Encontro de História, tendo com o tema “Sociabilidades e diversidades na Amazônia”, que também aconteceu na cidade de Belém. A intenção da associação com este evento era proporcionar um ambiente de discussão que promovesse o debate sobre as pesquisas acadêmicas em curso, realizadas por pesquisadores em diferentes níveis de formação, relacionando-as aos temas que importavam ao momento atual da sociedade paraense e amazônica. O evento teve 350 participantes e 40 simpósios temáticos com 343 trabalhos.

        O tema do IX Encontro de História que teve como título “Memória e cidadania: diálogos entre História e política” faz referência aos cinquenta anos do movimento que conduziu os militares ao poder em 1964. O evento ocorreu de 10 a 13 de novembro de 2014. O objetivo foi problematizar a relação entre memória e cidadania. A remissão ao passado não torna o tema datado. Questões que pautam as discussões da área no tempo presente apontam para a necessidade de discussão dos vínculos que ligam a Memória à Cidadania, seja pelo viés da formação, seja pelos usos da memória pelos diversos setores da sociedade. Por meio dessa temática, a associação reuniu os seus associados e demais interessados em um evento que viabilizou a discussão do tema proposto e também das pesquisas realizadas na região sobre os diversos temas que ocupam os historiadores, nas suas diversas áreas de atuação. O evento teve 250 participantes e 25 simpósios temáticos com 223 trabalhos.

      O X Simpósio de História teve como tema “As crises da República e o ensino de História: a democracia brasileira em questão”, sendo realizado no período de 28 a 30 de novembro de 2016, na cidade de Belém. O evento contou com o apoio do CNPq e teve como objetivo discutir as crises da república brasileira e as perspectivas historiográficas para o ensino de História. Foi uma oportunidade para que os professores de História da educação básica e os historiadores debatessem a questão dos direitos humanos no Brasil. Neste nosso encontro regional foi debatido a cultura política no Brasil. O evento teve a publicação de textos completos em formato de anais, eles são o resultado dos simpósios temáticos, bem como das mesas e conferências do evento sobre o título “Anais do X Simpósio de História”, ISBN: 978-85-6158-110-3. Com isso, buscamos discutir essa conjuntura política decorrente da crise institucional que se instalou desde as manifestações de junho de 2013, quando diversos setores da sociedade começaram a reivindicar direitos sociais e colocaram em xeque a democracia representativa.

      O XI Encontro de História ocorreu na cidade de Belém no período de 27 a 29 de junho de 2018, ele teve como tema “A escrita da História: Interfaces entre a historiografia e o ensino de História na Amazônia”. O evento contou com o apoio do CNPq foi um momento de reflexão sobre a Amazônia e suas interfaces com o ensino e a pesquisa. Discutiu-se as interfaces realizadas entre a historiografia da Amazônia e o ensino de História. Foram debatidas as perspectivas historiográficas desenvolvidas por historiadores e professores de História sobre a região amazônica. As questões educacionais discutidas no âmbito nacional como a reforma do Ensino Médio e a proposição de uma Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que estava em discussão desde o ano de 2015 no congresso nacional, tiveram neste evento um espaço de discussão, para que os professores de História e alunos de graduação pudessem fazer uma reflexão sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área do ensino de História em relação ao currículo pensado pelo ministério da educação, bem como um debate com a historiografia amazônica produzida em diversas temporalidades históricas. Os simpósios temáticos ocorreram no campus do Guamá e na Escola de Aplicação da UFPA. O evento teve 425 participantes e 23 simpósios temáticos com 345 trabalhos inscritos.

      O XII Encontro de História ocorreu de forma virtual nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2020, ele teve como tema “Passado e presente: os desafios da história social e do ensino de história”. A preocupação do evento era debater os desafios da história social e do ensino de história, mais propriamente com os entrelaçamentos entre ensino e pesquisa, tendo o passado em relação dialógica com os desafios postos pelo presente. O debate incorporou novos temas e abordagens propostos pela História Social na Amazônia, com a finalidade de perceber como este campo historiográfico dialoga com o ensino de história, considerando as implicações que isto acarreta para os profissionais da educação básica, diretamente envolvidos com a construção de uma consciência histórica no cotidiano da escola. A programação contou com conferências, sessões temáticas e a apresentação de pôster científico, bem como lançamento de livros. Envolveu discentes de graduação e a pós-graduação, bem como um fórum de Ensino de História para debater as questões pertinentes ao conhecimento histórico escolar na Educação Básica.

        Para o evento de 2022, pensado para o formato híbrido, em que serão estabelecidas através das redes sociais o formato virtual, esperamos um público de 400 pessoas, entre estudantes, professores e pesquisadores de história e áreas relacionadas. Para isso contamos com apoio das Instituições Federais de Ensino do Estado do Pará e a Universidade Federal do Pará. Como nas últimas edições do evento, também aguardamos o apoio das das agências de fomento para que o evento tenha sua efetivação com êxito.

Realização:

anpuh-logohorizalta-PARÁ.png

Apoio:

Ufpa.png
UNIFESSPA.png
UFOPA.png
ifpa.png
icon-profhist.png
photo-removebg-preview.png
bottom of page